Halloween e Día de Los Muertos – 2019

Trick Or Treats? Doces ou travessuras? Assim foi a nossa escola no dia 31/10 (vespertino) e 01/11 (matutino). As turmas transformaram nossa escola num local horripilante e muito divertido. A escola foi toda enfeitada, para que os alunos pudessem aprender tanto na teoria, quanto na prática, um pouco mais sobre essas culturas: o Halloween (31/10) da cultura estadunidense e Dia de los Muertos (02/11) da cultura mexicana. As professoras Raquel e Ruslana (Inglês) e a profª Cynthya (Espanhol) desenvolveram esse projeto durante o mês de outubro. O objetivo foi promover a integração entre culturas, fazendo uso da multidisciplinaridade. Parabéns aos profissionais e alunos pelo belíssimo evento. Tudo lindo e Impecável!

“A ideia do projeto é trabalhar o protagonismo estudantil, a partir da pesquisa e prática de uma das festas tradicionais Norte Americana mais difundidas no mundo. O Halloween é um dos eventos mais esperados da nossa escola. Pesquisamos e conhecemos lendas e história de terror, fazendo comparações com a nossa cultura “brasileira”. Por fim os alunos montam suas mesas de Halloween, confeccionam suas fantasias e fechamos o projeto com um desfile de fantasias e um evento muito divertido” salientou a professora de inglês, Ruslana Berger.

Para a professora, também de inglês, Raquel Lamas, “durante todo o andamento do projeto pude ver a empolgação dos alunos, a união entre eles, a vontade de dar o seu melhor! E esse é o real sentido da educação, inspirar, libertar!”

Conheça mais…
Halloween é uma festa muito popular nos Estados Unidos e conhecida no Brasil como Dia das Bruxas. Essa festa acontece no dia 31 de outubro e foi levada para aquele país por imigrantes irlandeses. Durante o Halloween, é tradicional as pessoas fantasiarem-se de monstros, e uma das práticas mais comuns da festa são as crianças fantasiarem-se e irem de casa em casa pedindo doces para as pessoas.

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os falecidos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *