26 de setembro – Dia Nacional do Surdo

Este projeto será desenvolvido na EEEFM. “Prof.ª Hilda Miranda Nascimento” para comemorar o “Dia Nacional do Surdo”. Envolveremos os alunos do turno vespertino, professores regentes de classe e professores da Educação Especial da área de surdez. Contamos com o apoio da Diretora e da Pedagoga na organização e no planejamento deste projeto.

 INTRODUÇÃO:

 No Brasil a comunidade surda comemora no dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, essa data relembra as lutas históricas por melhores condições de vida, dignidade e cidadania. Este dia retrata também um momento importante na luta dos surdos, pois nesta data aconteceu a inauguração da primeira escola para surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Este projeto tem como objetivo mostrar e levar o reconhecimento na construção dos valores culturais dos surdos através da música, teatro e vídeos de histórias de vida de surdos.

JUSTIFICATIVA:

De acordo com a lei 10.436 de 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS é a segunda língua oficial do país e precisa ser difundida para toda a comunidade escolar.

A legislação brasileira através do Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a lei de Libras reconhecendo os surdos brasileiros como uma comunidade social e cultural. A escola vem como um espaço estratégico de mediação nesse processo de inclusão do surdo, com profissionais qualificados e dispostos a desenvolver o trabalho com eficiência para os alunos.

PÚBLICO ALVO:

 Comunidade escolar da escola EEEFM. “Profª. Hilda Miranda Nascimento” no turno vespertino.

OBJETIVO GERAL:

Comemorar o dia nacional do surdo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Possibilitar aos alunos ouvintes a compreensão da cultura e identidade da comunidade surda, assim como suas lutas e conquistas e promover a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar.

 METODOLOGIA:

A metodologia será utilizada com palestra, vídeos, textos, imagens, recursos visuais, músicas e teatro para estimular o aprendizado dos alunos.

Autor: Intérprete de libras Valdeir Cardoso.

Vídeo e Fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *