Projeto “A Era do Hardware Sustentável”

O projeto A Era do Hardware Sustentável visa educar e conscientizar os alunos, através do ensino e aprendizagem acerca da importância do consumo consciente de equipamentos digitais e seu descarte da forma correta, estimulando assim, o compromisso com a sustentabilidade.

Vivemos em um mundo globalizado, onde a tecnologia se renova a cada momento. Novos equipamentos tecnológicos são fabricados com grande rapidez, contudo, torna-se preocupante a grande quantidade de lixo eletrônico gerado. Pensando nisto, este projeto propõe alternativas quanto ao descarte correto destes equipamentos e a conscientização da importância da preservação do meio ambiente. Com a preocupação constante em diminuir o lixo eletrônico e consequentemente o problema causado por ele ao ambiente.

O que fazer com equipamentos irrecuperáveis? Propõe-se então a alternativa de produção de objetos artesanais com peças, dispositivos e componentes eletrônicos que não puderam ser reaproveitados, transformando-os em objetos como: Quadros, brinquedos, montagens, bijuterias, bolsas, painéis, jogos de imãs, etc., todos provenientes de máquinas e equipamentos não mais utilizáveis.

Além da produção artesanal, os alunos do curso técnico em informática, realizarão a manutenção preventiva e corretiva dos computadores da escola aumentando a eficiência e durabilidade do parque tecnológico fortalecendo a cultura de que o patrimônio escolar pertence a todos e deve ser preservado.

Tem caráter interdisciplinar, uma vez que a reciclagem promoverá a integração entre alunos dos cursos técnicos em informática e com algumas disciplinas que abordam componentes químicos, eletricidade, e meio ambiente.

Através do site da escola, o projeto mobilizará ações integradoras das diversas aprendizagens resgatando a reflexão acerca do consumo, propondo alternativas buscando uma sociedade mais consciente e realista dos problemas ambientais criando alternativas de redução do lixo eletrônico.

O Presente projeto tem como principal objetivo o reaproveitamento de equipamentos de informática em vias de descarte para fins específicos e cabíveis tecnicamente, evitando o aumento de lixo eletrônico e seu descarte ecologicamente incorreto. Reciclar, recuperar e reaproveitar, aumentando consideravelmente as atitudes empreendedoras e atitudes sustentáveis no consumo de equipamentos eletroeletrônicos baseados nas pressões de consumo mercadológicas.

Projeto  desenvolvido pelos alunos do 2º ano Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio sob a orientação da professora e coordenadora do curso Consuelo Ramos de Almeida.

Veja as fotos:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *