Alunos dos cursos técnicos elaboram um Mapa de Riscos

0
7

Para finalizar o 2º trimestre, os alunos do 1º e 3º anos do curso Técnico em Manutenção de Computadores e os alunos do 3º ano do Técnico em Logística fizeram um Mapa de Riscos do laboratório de Química e Biologia da escola na disciplina ‘Higiene, saúde e segurança’. Esse mapa tem como objetivo identificar os possíveis riscos existentes, simulando como é a elaboração do mapa de riscos em ambientes de trabalho.

Nas empresas, o mapa de riscos é elaborado pela CIPA com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT; e esses devem identificar os riscos para poder elaborar o mapa, que é uma metodologia de avaliação qualitativa e subjetiva dos riscos presentes no trabalho.

Como foi a elaboração do Mapa de Riscos?
– Os alunos foram ao laboratório e inicialmente fizeram um croqui do laboratório (que é um desenho feito à mão livre) e discutiram os possíveis riscos existentes no laboratório. Para essa discussão, foram utilizados os conceitos das normas regulamentadoras estudadas em sala de aula;

Alunos fazendo o croqui do laboratório de Química e Biologia.
Elaboração do croqui utilizando como referência o desenho feito pela professora da disciplina.


– Em outra aula, os alunos finalizaram os mapas colorindo-os de acordo com o que foi encontrado no laboratório. Assim, utilizaram as seguintes cores de representação: para risco físico a cor verde; para risco químico a cor vermelha; para risco biológico a cor marrom; para risco ergonômico a cor amarela; e para risco de acidentes a cor azul.

Aluno do curso Técnico em Manutenção finalizando o Mapa de Riscos.
Alunos do curso Técnico em Logística finalizando o Mapa de Riscos


Com essa atividade foi possível consolidar os conceitos aprendidos nos 1º e 2º trimestres e, ainda, entender como é feito um Mapa de Riscos em uma empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui